sexta-feira, 22 de abril de 2011

AS NOVAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ACADÊMICO: FERRAMENTAS ELETRÔNICAS E ESPAÇOS VIRTUAIS DE ENSINO

                                                                                                                                                               Jéssica Ellen Barbosa

A tecnologia está cada vez mais presente nos segmentos da sociedade: saúde, lazer e transporte, por exemplo, ganharam novos equipamentos para que as pessoas possam utilizá-los de maneira mais ágil, confortável e diversificada.  A educação também não fica de fora quando o assunto é tecnologia. Não são raros os cursos oferecidos em EAD (educação à distancia) e as novas ferramentas disponíveis para o acesso a livros virtuais (e-books), artigos científicos, armazenamento de documentos e divulgação. E no ensino superior a utilização dessas novas ferramentas e a introdução de ambientes virtuais para administração de aulas tomou proporções muito maiores nos últimos anos. É cada vez maior a oferta de cursos superiores (graduação e pós-graduação) na modalidade à distância, e os recursos oferecidos pela computação que estão cada vez mais sendo utilizados em sala de aula: lousas interativas, blogs, sites científicos são usados e acessados frequentemente. Mas até que ponto a tecnologia avançada que se tem à disposição favorece o ensino, e como os docentes se encaixam em um mundo em que seus limites não são mais as fronteiras de um país, e sim o cabo da internet?
Comecemos pela EAD, que segundo o glossário institucional da UFMG significa "processo de desenvolvimento pessoal e profissional no qual professores e estudantes podem interagir, virtual e presencialmente, por meio da utilização didática das tecnologias da informação e da comunicação, bem como de sistemas apropiados de gestão e avaliação, em larga escala, mantendo a eficácia do ensino e da aprendizagem".
A educação á distância é uma modalidade que favorece a autonomia do aluno, mas que em certa medida dificulta o seu aprendizado e o trabalho do professor justamente por ter como "barreira" a tela do computador . Ou seja, o pouco contato que ambos têm, prejudica o ensino se o professor não dominar os conhecimentos necessários para ser um tutor. Assim, para que tal modalidade tenha qualidade exige-se que o docente tenha competência e habilidade para manusear as ferramentas que suportam tal ensino, o que muitas vezes não é tarefa fácil, já que muitos professores que lecionam atualmente nas IES's vêm de um período em que não havia tantas tecnologias disponíveis e, portanto estas são alheias ao seu processo de aprendizado e trabalho. Se faz necessário que estes se adéquem através de cursos de aperfeiçoamento,  o que em muitos casos se torna inviável, dada a excessiva carga horária e outros compromissos que o docente tem.
Outras preocupações podem ser elencadas como: as novas exigências, que surgem com o crescimento da tecnologia, o empobrecimento da mediaçõ pedagógica, já que o contato entre alunos e professor é menor - feito através de tutoria -  e a precarização do trabalho devido às condições que a modalidade oferece.
Além da inserção de uma nova e crescente modalidade de ensino, há também novas ferramentas que servem de instrumento para que os alunos e professores possam buscar, compartilhar e divulgar o conhecimento. Podemos citar aqui o Google Docs, os blogs e fotologs, e as enciclopédias virtuais (Wikipédia, por exemplo).
No entanto, é necessário que tanto aluno quanto docente entendam que tais ferramentas servem como auxílio para a sua autonomia de aprendizado e trabalho através da busca individual e também da interatividade. O Google Docs, por exemplo, que é um editor de textos, planilhas e apresentações, permite ao seu usuário acessar suas informações de qualquer parte do mundo, e também que outras pessoas participem da sua edição.
No entanto, não basta apenas inserir novas tecnologias em sala de aula e acreditar que assim a aula será diferenciada ou que haverá aprendizado efetivo, pois se os alunos e docentes não souberem lidar com tais ferramentas e dar a elas o enfoque necessário, estas serão inúteis e não contribuirão para o aprendizado.
Diante de tal perspectiva, fica claro que os avanços tecnológicos são, sim, necessários e muito importantes em diversas áreas, principlmente na educação, mas assim como ela pode, e é uma aliada, pode transformar-se em um transtorno caso o professor não tenha competência e habilidade para manuseá-la, desta maneira, é importante que este tenha a possibilidae de preparar e aperfeçoar-se para trabalhar, por exemplo, com a modalidade EAD, sem que prejudique o aprendizado de seus alunos, já que estes terão contato com seus professores em grande parte através da tela de um computador.
Saber manusear programas que auxiliam no trabalho do docente também é importante para que ele tenha a sua disposição instrumentos diversificados e não uma "arma"  capaz de derrubar qualquer aula. A questão portanto, não está somente em oferecer feramentas para professores e alunos, e sim educá-los a aprender com elas para que possam utilizá-las em ambientes virtuais e também presenciais de trabalho.

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